Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!2 Coríntios 5:17

Frase do Dia

"Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo." Martin Luther King


Soli Deo Glória – “A Deus somente, a glória”, ou a exclusividade do serviço e da adoração a Deus.

Solus Christus -“Somente Cristo”, ou a suficiência e exclusividade de Cristo

Sola Fide -“Somente a Fé”, ou a exclusividade da Fé como meio de Justificação.

Sola Gratia – “Somente a Graça”, ou a única causa eficiente da salvação
Sola Scriptura - "Somente a Escritura"

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Erros e Acertos na vida do Filho Pródigo



Quero com partilhar a historia do filho mais moço de um pai de família, que tendo uma grande herança em suas mãos, não deu o devido valor merecido em com isso padeceu muito e cometeu muitos erros em sua vida.Acredito que estes erres serviram de lição para este jovem rapaz.


Vejamos o que diz a Palavra de Deus.



E Jesus disse ainda: —Um homem tinha dois filhos.
Certo dia o mais moço disse ao pai: “Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.” —E o pai repartiu os bens entre os dois. 
Poucos dias depois, o filho mais moço ajuntou tudo o que era seu e partiu para um país que ficava muito longe. Ali viveu uma vida cheia de pecado e desperdiçou tudo o que tinha.
Lc 15.11-13



1º Erro cometido por este Jovem: Saiu de perto da presença do seu pai.


Este quis viver uma vida de independente e com isso foi morar longe da presença do seu pai, um erro muito grave, pois não podemos ficar distante do nosso pai, pois é na sua presença que encontramos segurança, refugio, abrigo, amor, alimento, carinho e etc.
Quando ficamos longe da presença do nosso pai, perdemos o referencial de vida, pois temos os nossos pais como um referencial, um modelo a ser seguido, agora imagine longe da presença do pai, com quem vamos tomar como exemplo. Muitos hoje em dia tem artistas de novela, astros da musica, jogadores de futebol  como um modelo a ser seguido, muitas destas pessoas ou maioria, não tem compromisso nenhum com Deus, vive uma vida depravada, muitos são até homossexuais, então querido leitor não tenha estas pessoas como exemplo para sua vida, mas tenha pessoas que tem compromisso com Deus, que tem Deus na sua vida.
Muitos como este jovem querem ter uma vida de independente, quer viver sem dar satisfação a alguém, mas isso é impossivel, pois todos somos dependentes de Deus (Jo 15.5), sem Deus nós não fazemos nada, mas com ele somos mais do que vencedores.


2º Erro cometido por este Jovem: Desperdiçou tudo que tinha


—O rapaz já havia gastado tudo, quando houve uma grande fome naquele país, e ele começou a passar necessidade.Lc 15.14


Este jovem viveu de uma forma dissoluta, gastando tudo exageradamente com prostitutas, bebidas, amizades.
Tudo o que seu pai tinha construído em anos, o seu filho gastou em dias, não dando a mínima pelo trabalho e esforço do seu pai, pois tudo foi conquistado com muito suor, calor, dores nas costas, nos pés, muito trabalho arduo e agora de repente tudo se acaba, da noite para o dia, estou lembrando agora da historia de Esaú que preferiu trocar a sua primogenitura por um prato de guisado, dizendo para que serviria a primogenitura se estava a ponto de morrer ( Gn 25.29-34 ) . Com isso podemos ver que muitos como o jovem pródigo ou como Esaú, não estão dando valor a tudo o que Deus fez e faz nas suas vidas.Muitos não estão valorizando o que Jesus fez na Cruz do Calvário. Valorizemos o sacrifício de Jesus pois este sacrifício é único que pode nos reconciliar com Deus.Leia Hb 10.1-14.


3º Erro cometido por este Jovem: Desprezou a sua origem.


O que estaria um belo e jovem judeu fazendo, alimentando porcos? Bem, ele já não deveria ser tão belo assim, e pelo que consta, nem tão judeu assim. Ele deixou seu pai judaico e sua casa, e foi para um país distante, onde as pessoas eram gentias, e, portanto, qualquer restrição a criarem porcos. Ele assimilou a sua cultura, primeiramente vivendo dissolutamente e, agora, necessitando realizar as tarefas menos apreciadas daquela sociedade.
O que significa "Parar de ser um judeu"? Considere que a palavra "judeu" é a transliteração inglesa da palavra hebraica Y'hudi, da raiz yadah, que significa "dar graças, louvar, confessar aberta e livremente". Ser um verdadeiro judeu é ser alguém que dá graças a Deus, louva a Deus, confessa a Deus e a sua Palavra, sua verdade e seu amor, de forma aberta e livre; e que tem um relacionamento íntimo com ele ( Rm 2.28,29 ). É isso o que Deus quis dizer, falando aos israelitas, "Tomar-vos-eis por meu povo e serei vosso Deus;" ( Ex 6.7 )


Pois bem, este jovem cometeu alguns erros em sua vida, mas graças a Deus, ele teve a oportunidade de se arrepender e com isso, fez alguns acerto.


1º Acerto feito pelo Jovem: Reconheceu o seu estado, caindo em si.


Este jovem deu uma olhada para ele mesmo e viu que estava vivendo pior do que os trabalhadores de seu pai, pois eles estavam vivendo bem melhor do que ele. Isso é muito importante hoje em dia, reconhecer o nosso estado de vida, como estamos vivendo e o que estamos fazendo.
Muitos vivem na miséria, distante de Deus, mas, não reconhecem ou não dão o braço a torcer para a situação, mas este jovem reconheceu e desejou uma mudança para a sua vida.
A mesma situação aconteceu com o Rei Davi, que apos ter cometido adulterio e homicidio, foi acusado pelo profeta Natã, no mesmo instante reconheceu o seu erro e com isso admitiu que pecou contra o SENHOR. Veja que Davi não jogou a responsabilidade pra ninguém ele mesmo assumiu, ele poderia dizer que a culpa foi de Bate-Seba, que estava andando nua no terraço.( 2Sm 12.1-10 )


2º Acerto feito por este Jovem: Tomou uma atitude.


Muitos reconhecem a sua vida, reconhecem que precisa de Deus, precisa mudar a sua vida, mas ficam somente pensando em mudar, não tomam uma atitude, não vai adiante.
Este jovem reconheceu que precisava pedir perdão para o seu pai e com isso não perdeu tempo. Levantando-se foi para o seu pai, pediu perdão e disse que tinha pecado contra ele.
Temos que dar o primeiro passo, não podemos perder a oportunidade de receber perdão, perdoar, fazer o bem, evangelizar.


3° Acerto feito por este Jovem: Foi humilde


Este jovem chegou diante do seu pai sem fazer nenhuma exigência, queria somente o perdão de seu pai e que ele o recebesse em sua casa, ate mesmo como um de seus funcionários, para ele não importava se o pai dele iria recebe-lo como filho, o importante para este jovem era estar perto do seu pai e ter uma vida melhor.
Muitos vem ate Deus, fazendo exigências, mal aceitou a Jesus e já querem fazer exigências. Muitos não querem nem mais passar pelas aulas de discipulado, já querem é discipular, precisam aprender com este Jovem.






Em Cristo




Pb Uilton
  


Fonte: Biblia Sagra, BEP- Ed CPAD; Comentário Hebraico do Novo Testamento - Ed Templus



5 comentários:

  1. Caro irmão e amigo Pb. Uilton,

    A Paz do Senhor!

    Parabéns pela exposição!
    Prossiga!

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  2. Pr Carlos

    Grato pelo incentivo

    Deus abençoe a sua Vida e Ministério


    Um Abraço

    ResponderExcluir
  3. A parábola do filho pródigo
    Resumo: Um pai tinha dois filhos. O mais moço não estava satisfeito e pediu a sua herança ao pai. O pai deu-lhe a herança, o filho afastou-se de casa. Em pouco tempo esbanjou tudo e começou a passar fome. Então lembrou-se do pai, junto do qual não há fome, nem violência etc. Descidiu voltar e pedir perdão. O pai o recebeu de braços abertos, vestiu-lhe as melhores roupas, colocou-lhe um anel no dedo e mandou preparar uma festa. O outro filho reclamou, pois sempre estava com o pai e o pai nunca havia feito festa alguma. Mas o pai lhe explicou que tudo sempre foi dele, mas era necessário fazer festa porque o irmão estava morto e tornou a viver.
    Explicação: O pai é Deus, criador de todas as riquezas, quem está com ele é dono de todas as riquezas. Jesus Cristo é o filho que sempre está com o pai. Ele deu a sua vida, foi crucificado, mas não foi possível fazer festa. Os seus seguidores foram perseguidos, mortos, caçados até que o reino que estava sendo construído por eles (veja os primeiros cristãos At 2,44-45) fosse totalmente destruído. Apenas a mensagem do reino de Deus foi passada de geração em geração e chegou até nós. O filho pródigo somos todos nós, que não aceitamos a idéia de Deus: tudo é de todos. Jesus Cristo deixa isto bem claro: “Qualquer um de vós se não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.” Lc 14,33....
    continuação em meu blog

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz Pb. Uilton,

    Parabéns pela bela postagem,
    o Senhor continue te usando
    servo de Deus.

    Abraços,

    Pb.Silas Pimenta.

    ResponderExcluir
  5. Companheiro Pb Silas
    Grato pela visita e incentivo
    Deus abençoe a sua vida e Ministétio
    Um Abraço

    ResponderExcluir