Muitas pessoas têm uma facilidade em dar ordens, ou fazer exigências ou cobranças das pessoas por uma ordem dada. Mas na hora destas pessoas cumprirem ou viverem o que falam, ai a situação muda completamente.
Pois o que é mais fácil, cobrar ou ser cobrado? Com certeza é cobrar, não é mesmo?
Pois bem, isso também é conhecido como farisaísmo ou hipocrisia, pois fazer exigências que nem a própria pessoa que exige pode cumprir isto é hipocrisia pura, e isto estava acontecendo muito nos tempos de Jesus com os fariseus.
QUEM ERAM OS FARISEUS ? Uma das principais seitas dos judeus, muito mais numerosa do que as do saduceus, e de mais influencia entre o povo. Insistiam no cumprimento rigoroso da lei e das tradições (grifo nosso). Chamados fariseus, isso é separados, porque não somente se separavam dos outros povos, mas também dos outros israelitas. Observavam praticas minuciosa, mas se esqueciam do espírito da lei, como se vê na maneira em que se lavavam antes de comer, na lavagem de copos, jarros, etc. Mc 7.3,4; em pagar escrupulosamente o dizimo, Mt 23.23; na observância tão minuciosa do sábado que este dia, em vez de ser de descanso, se tornou um peso, Mt 12.1-14; Lc 13.10-17. A literatura talmúdica é unicamente obra dos fariseus. João Batista os denunciou como raça de víboras, Mt 3.7. Denunciados abertamente por Cristo, Mt 5.20; 15.7,8; 23.2-36. Acusaram a Jesus de expulsar demônios pelo maioral dos demônios, Mt 9.34. Ridicularizaram a Cristo, Lc 16.14. Experimentaram apanhar a Jesus em uma palavra, Mt 22.15,34. Hospedaram a Jesus, Lc 7.36; 11.37. Criam na Ressurreição, At 23.8. Parábola do publicano e do fariseu, Lc 18.10. Cristãos fariseus, At 15.5. O nome fariseu já adquiriu o sentido de hipócrita. Não se deve, contudo, supor que os fariseus eram ricos vivendo em luxo, ou que tinham caído em muitos vícios. Josefo nos informa que viviam moderados, evitando todo o luxo. Havia entre eles muitos indivíduos piedosos e de grande influencia entre o povo At 26.5.
HIPOCRISIA: Afetação de virtude ou sentimento que não se tem. Fingimento, Falsidade.
EXEMPLOS DE HIPOCRISIA:
a) Exortar as pessoas para participar da campanha de oração e não participar da mesma.
b) Pregar no Púlpito que temos que evangelizar e fazer missões, mas no Domingo a tarde não participa do evangelismo e dizer que só vai fazer missões se Deus quebrantá-lo ou colocá-lo em um leito de hospital.
c) Cobrar santidade das pessoas e não viver em santidade.
d) Dizer para os filhos que não pode falar palavrão, sendo que é o primeiro a falar.
e) Escrever e não viver o que escreve.
f) Exortar as pessoas para a importância do jejum, mas nunca jejua.
Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. Lc 6.42
Que Deus nos abençoe e nos ajude a ter uma vida verdadeira diante dele e das pessoas, pregando e vivendo a sua palavra.
Em Cristo
Pb Uilton
Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica de Orlando Boyer, Mini Dicionário Aurélio.
Graça e Paz Pb.Uilton.
ResponderExcluirSimplesmente maravilhosa esta postagem companheiro. Glória a Deus.
Que o Senhor nos ajude a viver o que pregamos.
Deus seja contigo hoje e sempre.
Abraços,
Pb.Silas Pimenta.
Caro Pb. Uilton,
ResponderExcluirEm que pese Jesus ter combatido de maneira implacável a hipocrisia em seu tempo, nunca da história da humanidade se viu tanta hipocrisia, como nos tempos atuais, e pasme, dentro da própria igreja.
Oremos e vigiemos!
Parabéns pelo texto.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto
Pb Silas
ResponderExcluirCom certeza precisamos pregar e viver o que pregamos senão vamos cair no descrédito.
Um Abraço e grato pela visita
Pr Carlos
ResponderExcluirTemos que vigiar e muito senão acabamos nos envolvendo com a hipocrisia, pois nos barramos com a todo tempo.
Um Abraço